Portal O Novo Oeste - Prêmio Nobel pode chegar ao Brasil pelas mãos do agro com ex-ministro
Portal O Novo Oeste
Jonh Deere
prefeitura Cafelândia 3
prefeitura Jesuítas
Cobb
Cresol
Copacol Supermercados

Prêmio Nobel pode chegar ao Brasil pelas mãos do agro com ex-ministro


21/07/2021

Prêmio Nobel pode chegar ao Brasil pelas mãos do agro com ex-ministro

O ex-ministro Alysson Paolinelli foi indicado para concorrer ao Nobel da Paz 2021 pelo que pode ser chamado de a segunda “Revolução Verde”, com a transformação do Cerrado em uma área de alta produtividade de alimentos

O Brasil é considerado há tempos como um dos principais celeiros do mundo, desempenhando um papel estratégico na garantia da segurança alimentar global. Nas próximas décadas, essa atribuição tende a se ampliar. Com o planeta atingindo a marca de quase dez bilhões de habitantes até 2050, a demanda por alimentos irá crescer exponencialmente. O país é um dos poucos a dispor de terras, água e incidência solar suficiente para crescer em mais de 40% a sua produção agrícola, principalmente dentro de sistemas produtivos sustentáveis. Cenário que aponta um futuro promissor ao agro brasileiro.

No entanto, olhar o futuro da produção agropecuária exige que compreendamos o seu passado. O avanço no setor foi muito rápido, fruto de investimentos em Ciência e tecnologia e uma visão estratégica. Ainda nos anos 1970, o Brasil era um importador de alimentos, dependendo de outros países para a garantia da segurança alimentar da sua população. Essa situação levou a buscas de novas áreas para produzir. O Cerrado era considerado um terreno infértil, com terras inaptas ao cultivo. No entanto, investimentos na nutrição do solo, rearranjos físicos e biológico dele mudaram completamente essa história.

Biografia

Alysson Paulinelli é um agrônomo e político brasileiro, formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras. Especializou-se nos estudos sobre o potencial da região do Cerrado para a produção agrícola

Em 1971, assumiu a Secretaria de Agricultura de Minas e criou incentivos e inovações tecnológicas que tornaram o estado de Minas Gerais o maior produtor de café do Brasil.

Foi ministro da Agricultura no governo de Ernesto Geisel, de 15 de março de 1974 a 15 de março de 1979. Nesse período, Paulinelli modernizou a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e promoveu a ocupação econômica do Cerrado.

Foi filiado ao PSD, Arena, PDS e PFL. Por este último elegeu-se deputado federal por Minas Gerais nas eleições de 1986, fazendo parte da Assembleia Nacional Constituinte de 1987-1988.

Alysson Paulinelli sempre foi incentivador da pesquisa, ciência e tecnologia. Implantou um programa de bolsa de estudos para estudantes brasileiros em diversos centros de pesquisa em agricultura pelo mundo, como por exemplo nos Estados Unidos.[2] Após deixar o ministério, foi presidente do Banco do Estado de Minas Gerais, deputado constituinte e presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA). Alysson Paulinelli é presidente executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (ABRAMILHO) e diretor da Verde AgriTech desde 2014.





Curta os links abaixo e recebe de forma exclusiva as notícias do Portal O Novo Oeste.

Instagram

https://www.instagram.com/onovooeste/?hl=pt-br

Facebook

https://www.facebook.com/onovooeste/?eid=ARC47Mdx7sXUeUu6-1CZ5veHUd1JGYA1KNsA-AVVrOOxLieoOwKozhk2RIoFNK33rr8-87lgrcmCfUNw

Iguaçu seguros
Unimed Cascavel lugar da unica
BioNova
Puppo
Bortolato
Domínio Construção e Reformas
Center
Consultec
Coopercaf
Juliano
Solsten Solar
Univel
Cobb 2
Frimesa
Unimed
Trevisol
mercado Oliveira
Unica antiga unimed
Papa léguas
Odontosan
Copacol Supermercados