Portal O Novo Oeste - Com sistemas de tratamento, a Copacol faz o reuso de 2 milhões de litros de água por dia
Portal O Novo Oeste
Jonh Deere
prefeitura Cafelândia 3
prefeitura Jesuítas
Cobb
Cresol
Copacol Supermercados

Com sistemas de tratamento, a Copacol faz o reuso de 2 milhões de litros de água por dia


25/05/2021

Com sistemas de tratamento, a Copacol faz o reuso de 2 milhões de litros de água por dia

Todos sabemos que a água é o liquido mais importante para a vida e um dos principais insumos para a produção de alimentos, desde o campo até à indústria. Ciente disso, é nosso dever usar este recurso com consciência e sabedoria, buscando eliminar os desperdícios e investindo em oportunidades para reduzir as captações ou aumentar a produção de alimentos com o volume de água já captado, garantindo a sustentabilidade das atividades da Cooperativa.


Nesse sentido, a Copacol implantou, na Indústria de Aves em Cafelândia e na de Peixes em Nova Aurora os sistemas de tratamento para reuso e redes de distribuição desta água não potável.

Ao todo, são reutilizados diariamente mais de 2 milhões de litros de água. Além disso, a Cooperativa tem realizado estudos para estender este projeto para a Indústria de Peixes em Toledo, como explica o Assessor de Meio Ambiente, Celso Brasil.

“Esse é um volume de água que após utilizada no processo produtivo, passa pela ETA [Estação de Tratamento de Água] de reuso, cisternas para armazenamento e rede de distribuição exclusivas para água não potável. Essa água é utilizada em áreas sem contato direto com os setores de produção de alimentos, em atividades externas e áreas de apoio, como é o caso da sala de máquinas, lavagens dos caminhões e caixas de transporte de aves vivas, entre outros”.

A Copacol produz água de reuso com sistema de tratamento similar ao aplicado para a produção de água potável, tendo o cuidado de seguir o mesmo rigor no controle de qualidade, independentemente de onde for aplicada.

AGREGANDO SUSTENTABILIDADE


Outra ação importante ocorre na piscicultura, onde os produtores estão adotando técnicas de manejo dos tanques sob orientação da equipe de assistência técnica e que possibilitam, dentre outros benefícios, uma menor captação de água dos rios e córregos para a renovação da água dos tanques.

“É um manejo inovador e com muitos benefícios, tanto para o produtor, quanto para o meio ambiente, pois o piscicultor precisa somente fazer a reposição diária do nível de água do tanque, dispensando a necessidade de grandes renovações. Este manejo reduz custo de produção quanto ao uso de energia elétrica. É produzir mais com menos”, diz Celso, destacando a sustentabilidade das atividades da Cooperativa e dos cooperados, preservando a água e garantindo a riqueza de nossa região.


Acesse o link abaixo para curtir e seguir as páginas do Facebook e do Instagram do O Novo Oeste para receber as notícias de forma exclusiva:

https://www.facebook.com/onovooeste

https://www.instagram.com/onovooeste/?hl=pt-br


Iguaçu seguros
Unimed Cascavel lugar da unica
BioNova
Puppo
Bortolato
Domínio Construção e Reformas
Center
Consultec
Coopercaf
Juliano
Solsten Solar
Univel
Cobb 2
Frimesa
Unimed
Trevisol
mercado Oliveira
Unica antiga unimed
Papa léguas
Odontosan
Copacol Supermercados