Organizado pela OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), o segundo módulo do Roteiro Prático do projeto Conhecer para Cooperar - Ramo Agro, chegou hoje dia 20, na Copacol.
O objetivo do projeto é de possibilitar que os formuladores de políticas públicas e representantes de instituições financeiras possam aprofundar seu conhecimento a respeito cooperativismo.
Desta forma, estão participando do encontro nas cooperativas do Paraná, deste módulo representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Ministério da Fazenda, do Banco Central do Brasil, do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, do Sistema Cooperativo Sicredi, do Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), da Universidade de São Paulo (USP-Pensa) e da cooperativa Coplana, além dos Sistemas OCB e Ocepar.
Neste módulo, o roteiro inclui visitas às instalações da Cooperativa e propriedades de associados.
De acordo com o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, promover o conhecimento da realidade do movimento cooperativista brasileiro a quem formula políticas públicas de crédito para o setor é a melhor forma de assegurar que eles sejam os defensores e propositores de soluções para as questões específicas que envolvem as cooperativas agropecuárias do país. "Esperamos que o Roteiro Teórico Prático forneça a esses importantes atores da cena técnico-política alguns elementos-chave para a melhor compreensão sobre o cooperativismo prático", avalia a liderança.
No caso especifico da Copacol as lideranças conheceram por meio de apresentações e o vídeo institucional, os principais negócios da Cooperativa com destaque para agricultura, avicultura, piscicultura, suinocultura e bovinocultura de leite.
"Além de apresentar os nossos negócios e o Propósito Estratégico de crescimento para os próximos anos, aproveitamos para reforçar as principais dificuldades que temos hoje, para que essas lideranças possam analisar e promover ações que visam invectivar o fortalecimento do cooperativismo", afirma o presidente da Copacol Valter Pitol.