Cafelândia, através da secretaria de Viação e Obras e de Agricultura e Meio Ambiente e em parceria a com a Itaipu Binacional está realizando a reforma de terraços - técnica agrícola de conservação do solo empregada em terrenos com declividade, permitindo o seu cultivo e, simultaneamente, o controle da erosão hídrica. A parceria tem com objetivo auxiliar os agricultores e ainda evitar erosões de solo.
“Nosso grande objetivo é preservar o bem mais precioso que temos: a água. Agradecemos imensamente a Itaipu Binacional pela parceria e aos agricultores, além de toda equipe da secretaria de Obras e de Agricultura que não têm medido esforços para que essa ação aconteça. Do total de terraços e reformas de terraços planejados para esse ano de 2021, já executamos 50% do projeto”, destacou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Fernando Muller. Na última semana, os secretários Leonardo Koelher (Viação e Obras); Fernando Muller (Agricultura e Meio Ambiente) e os diretores Osni Eising e Rogério Schimit estiveram visitando as bacias dos rios Iguaçuzinho, água do moinho, água do gato, Santa Luzia e córrego Cafelândia que já foram atendidas na ação.
“Queremos ainda ressaltar que os produtores rurais que necessitam de melhorias ou de construção desses terraços que procurem a secretaria de Agricultura para que possamos incluir no projeto e ajudar assim a preservar nossos rios e mananciais, evitando que a terra seja levada para dentro dos leitos de rios”, informou Muller. Maiores informações e agendamento da ação pode ser feita ainda via telefone: (45) 3241 4300.