A Emater (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural), promoveu hoje, dia 20, data em que comemorou 60 anos de prestação de serviços ao produtor rural, um evento de comemoração com homenagens aos profissionais que contribuíram para o fortalecimento da entidade.
Entre os homenageados estava o presidente da Copacol, Valter Pitol, que começou a sua vida profissional como engenheiro agrônomo dentro da entidade em 1973, quando ainda era conhecida como a antiga ACARPA (Associação de Crédito e Assistência Rural do Paraná), e contribuiu como extensionista na profissionalização dos produtores rurais na época.
Outro fator que influenciou a homenagem, foi pela grande contribuição que o presidente da Copacol prestou e ainda realiza a frente da Cooperativa, no desenvolvimento do cooperativismo e de toda a região.
"Gostaria de compartilhar com todos os nossos associados e colaboradores da Copacol esta honrosa homenagem, que tive o privilégio de receber devido a minha atuação como extensionista rural e agora dentro do cooperativismo, onde tenho a satisfação de fazer parte do desenvolvimento da Copacol", afirma o presidente Pitol.
Foi entregue como homenagem um ´Pinhão esculpido em madeira pelo artesão Ademir da Silva de São José dos Pinhais. A escolha do pinhão se deve como semente, afinal, a ação desenvolvida pelo profissional de extensão rural é de semear o desenvolvimento rural no Estado.
A Emater tem uma grande importância porque participou dos diversos ciclos de produção que impulsionaram a economia do Estado como cafeeiro, madeiras, implantação das cooperativas, soja, carnes e outros. Graças a esse trabalho foi possível atrair investimentos de indústrias, fazendo do Paraná um grande polo agroindustrial.