Portal O Novo Oeste - Emater garante que Assis Chateaubriand é um dos maiores produtores de tilápia do Paraná
Portal O Novo Oeste
Jonh Deere
prefeitura Cafelândia 3
Cafelândia
prefeitura Jesuítas
Cobb
Cresol
Copacol Supermercados

Emater garante que Assis Chateaubriand é um dos maiores produtores de tilápia do Paraná


23/04/2016

A piscicultura de Assis Chateaubriand é destaque a nível estadual. Por ano, são produzidos no município aproximadamente 7 mil toneladas de peixes, entre grandes e pequenos piscicultores. Atualmente, em torno de 130 produtores estão nesta atividade. Com base nas informações atuais, o município conta com aproximadamente 200 hectares de lâmina d?água e com boa produtividade.
O técnico agrícola do escritório local do Instituto Emater, João Carlos Tascheto, afirmou que esses números fazem com que Assis se torne um dos maiores produtores de tilápia do Paraná, senão o maior - o que deve ser comprovado em breve. Para ele, isso se deve muito à ampliação da atividade que veio acompanhada de tecnologia.
O técnico da Emater ressaltou que a tilápia chateaubriandense é de grande qualidade. Ele disse que a maior parte do peixe produzido no município é recebida por frigoríficos da região que fazem a industrialização do produto, além do mercado paulista.
De acordo com o técnico em piscicultura da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Gilmar Echhardt, o município conta com o Programa Municipal de Piscicultura, que consiste em realizar levantamentos da atividade e oferecer assistência técnica especializada para a viabilização do negócio, desde a elaboração de projetos que passam por aprovação do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Instituto das Águas.
Com esse trabalho, é feita visita técnica ao produtor para verificar o desenvolvimento dos peixes e analisar a qualidade da água, temperatura, oxigênio, PH, amônia, nitrito, dureza, alcalinidade e transparência. Em seguida é feito o cálculo da conversão alimentar e orientado o produtor da quantidade ideal de ração que deverá ser fornecida, dentre outras orientações.
Gilmar explicou que, a partir do momento da entrada no processo, para a atividade do produtor ficar liberada, leva-se pelo menos 6 meses, já que é necessário passar por entraves burocráticos ambientais, e os custos básicos devem girar em torno de R$ 25 mil a R$ 30 mil, por hectare, que são investidos em licenças, aeradores, gerador de energia, alevinos e rações.
Echhardt,  revelou que a meta do município para os próximos anos é alavancar a atividade em 30%, alcançando a produção de 10 mil peixes, ao ano, e a tilápia continua sendo a grande propulsora do negócio em Assis Chateaubriand, que proporciona as condições ideais para o desenvolvimento da piscicultura.
Quanto à rentabilidade da atividade, o técnico agrícola da Emater, João Carlos Tascheto, garantiu que o negócio é vantajoso, exige pouco espaço, mas muitos cuidados e profissionalismo na manutenção.
Fonte: Willian Borges - Rádio Jornal

Iguaçu seguros
Unimed Cascavel lugar da unica
BioNova
Puppo
Bortolato
Domínio Construção e Reformas
Center
Consultec
Coopercaf
Juliano
Univel
Cobb 2
Frimesa
Unimed
mercado Oliveira
Unica antiga unimed
Papa léguas
Odontosan
Copacol Supermercados