Portal O Novo Oeste - Copacol é a 34ª maior empresa do agronegócio brasileiros segundo a Forbes
Portal O Novo Oeste
Alep
prefeitura Cafelândia 3
prefeitura Jesuítas
Cobb
Cresol
Cafelândia
Itaipu 2
Copacol Supermercados

Copacol é a 34ª maior empresa do agronegócio brasileiros segundo a Forbes


22/03/2021

Copacol é a 34ª maior empresa do agronegócio brasileiros segundo a Forbes

Anualmente, a Forbes publica a lista com as empresas brasileiras do agronegócio que mais se destacaram. Conheça as 100 maiores empresas de capital aberto do país em 2020, seus desafios e suas perspectivas.

Veja abaixo quais são as 100 maiores empresas do agronegócio brasileiros segundo a Forbes, e para começar confira os índices da Copacol:

34. COPACOL
Setor: cooperativas
Fundação: 1963, em Cafelândia (PR)
Receita em 2020: R$ 5,693 bilhões
Principal executivo: Valter Pitol

O que fazer quando falta o básico, como energia elétrica? A Cooperativa Agroindustrial Consolata, a Copacol, nasceu dessa demanda e da vontade de um padre e de 32 agricultores migrantes de Santa Catarina e Rio Grande do Sul para o Paraná.

Na época, eles produziam feijão, arroz, milho e café. Hoje, com 6,3 mil cooperados, a Copacol é um complexo que produz soja, milho e trigo como principais culturas, mais aves, suínos, bovinos de leite, peixes e ração animal.

Em 2020 foram abatidos 200,1 milhões de aves, 42,5 milhões de peixes (14 mil toneladas) e 375,5 mil suínos, além da produção de 11,5 milhões de litros de leite.

Para manter suas indústrias e estruturas de comércio, a Copacol gera 11,2 mil empregos diretos. Eles são necessários para processar alimentos e colocá-los no atacado e em supermercados próprios.

Confira agora a matéria na integra

Em um ano turbulento por causa da pandemia do coronavírus, poucos setores escaparam da crise.

O agronegócio foi um deles, conseguindo manter o bom ritmo de produção dos últimos anos, surpreendendo com uma safra recorde e exportações aquecidas como reflexo da valorização do dólar. “O ano de 2020 vai entrar para a história do agronegócio.

Tivemos um consumo de alimentos firme no mercado interno e no externo, puxado especialmente pela demanda asiática e pelo câmbio. A desvalorização do real deixou o nosso produto muito competitivo”, afirma Marcos Fava, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP) e da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP).

A safra de grãos 2019/2020 (plantada em 2019 e colhida neste ano) bateu o recorde de 257,8 milhões de toneladas, com crescimento de 4,5% em relação à temporada anterior, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Os números provam que o agronegócio não pisou no freio durante a crise e seguiu trabalhando, evitando o desabastecimento durante a pandemia.

Anualmente, a Forbes publica a lista com as empresas brasileiras do agronegócio que mais se destacaram. Conheça as 100 maiores empresas de capital aberto do país, seus desafios e suas perspectivas.

DE ONDE VÊM OS NÚMEROS

Para a elaboração desta lista, que teve como base informações de demonstrativos financeiros das empresas, da agência Standard & Poor’s, da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da empresa de informações financeiras Economatica, foram consideradas empresas com faturamento no Brasil de pelo menos R$ 1 bilhão em 2019. Foi considerado também o grau de atuação de cada empresa ou grupo no agronegócio brasileiro, ainda que sua atividade
principal tenha relação indireta com a produção agropecuária nacional.


Veja no link abaixo a matéria completa da Forbes com a lista das 100 maiores empresas


https://forbes.com.br/forbesagro/2021/03/as-100-ma...


Iguaçu seguros
Unimed Cascavel lugar da unica
Avesui
BioNova
Corbélia
Puppo
Bortolato
Domínio Construção e Reformas
Center
Consultec
Wolrdtec
Coopercaf
Juliano
Univel
Cobb 2
Frimesa
Unimed
mercado Oliveira
Unica antiga unimed
Papa léguas
Odontosan