O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) divulgou um vídeo na noite deste domingo (21), para mostrar a pandemia pelo olhar dos profissionais da saúde.
Nesta semana a ala criada para atender pacientes com a Covid-19, completa um ano. Durante este período, foram quase mil atendimentos, 200 pacientes não resistiram ao vírus e morreram, entretanto 700 se recuperaram.
O documentário mostra a correria dos atendimentos e como é estar na linha de frente. O médico Gabriel Nunes, fala que nunca vivenciou algo parecido na medicina e ainda diz que o que estão vivenciando no hospital é como uma guerra.
A enfermeira Francielly Vanessa, conta sobre a angustia de ficar afastada da família, ela estava há mais de um ano sem ver o pai e quando ele conseguiu vir para Cascavel, preferiu não encontra-lo, por conta da contaminação. "Meu maior medo é da contaminação da família". diz a enfermeira.
Os profissionais ainda explicam que os dados não representam apenas números, mas pessoas que foram importantes para alguém, por isso, sofrem toda vez que perdem um paciente.
Redação Catve.com/Com Assessoria.