Um áudio que passou a circular nas redes sociai8s nesta segunda-feira (15) atribuído a um diretor de um hospital da rede privada de Cascavel que destaca uma queda expressiva na procura por atendimentos e nas hospitalizações de pessoas com covid-19 não reflete a realidade vivida por quem enfrenta a dificuldade para ter acesso a um leito de UTI ou de enfermaria covid-19 em toda a Regional de Saúde de Cascavel pelo Sistema Único9 de Saúde.
Nesta segunda-feira, a lotação nos hospitais de toda a abrangência da 10ª Regional, pelo SUS, está em 100%. Na macrorregional a lotação era muito próxima dos 100%, com apenas um dos 232 leitos de UTI covid-19 liberados, mas para uma fila gigantesca de 166 pessoas aguardando um leito considerando as esperas nas Regionais da Saúde de Cascavel, de Toledo, de Foz do Iguaçu, de Francisco Beltrão e de Pato Branco.
A reportagem do Portal24 procurou a direção do hospital para confirmar a veracidade do áudio. O diretor ao qual o áudio foi atribuído irá se manifestar no fim desta tarde.
O que diz a Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel
Áudio sobre queda de ocupação de leitos
Diante de inúmeros questionamentos feitos à Secom, motivados por um áudio que circula pelo whatsapp e que afirma elevada queda de ocupação de leitos hospitalares, recomendamos que as perguntas sejam direcionadas ao suposto autor do conteúdo e à instituição hospitalar mencionada no texto que circula com o áudio. A Secom não pode afirmar se é fato ou fake um conteúdo que não diz respeito aos serviços de saúde pública do município.
Sobre a demanda reprimida na 10ª Regional de Saúde e apresentada em relatório oficial diariamente, 72 pessoas aguardam vaga em leitos de UTI e 49 pacientes aguardam por enfermaria.
Fonte: Portal24
Acesse o link abaixo para curtir e seguir as páginas do Facebook e do Instagram do O Novo Oeste para receber as notícias de forma exclusiva: