Ao lado da família o pioneiro comemorou uma trajetória de muito trabalho, esforço e conquistas
Completar 100 anos é para poucos, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), com uma população de mais de 204 milhões de pessoas no Brasil, aproximadamente 24 mil fazem parte da população centenária.
E neste mês de janeiro, Cafelândia comemorou junto com morador Orestes Campestrini, está impressionante marca.
O produtor que é um dos sócios fundadores da Copacol, nasceu dia 22 de janeiro de 1916, na cidade de Rio do Oeste, Santa Catarina, onde morou até os 43 anos. Campestrini junto com sua esposa Arminda (In memoria), e os 13 filhos que tinha na época, decidiram mudar de cidade em busca de novas oportunidades.
Depois de passar pela região Oeste do Paraná de avião e observar as terras planas propícias para a agricultura, resolveu trazer toda família no ano 1959, para recomeçar uma nova história, através da produção de fumo e suínos
Sempre em busca de novas alternativas e motivado pelo saudoso e visionário Padre Luis Luise, Orestes deixaria o seu nome marcado na história de umas das principais Cooperativa do Brasil, com a participação na fundação da Copacol, no dia 23 de outubro de 1963.
Junto com mais 31 sócios fundadores e o Padre, eles se uniram para se defender das ações dos cerealistas e terem mais oportunidades e segurança na produção agrícola, com destaque para a soja, milho e o trigo.
Campestrini, relembra de alguns fatos que foram marcantes e importantes para que a Copacol pudesse planejar o seu crescimento no dia a dia.
"Se não fosse a dedicação e sabedoria do nosso saudoso padre, hoje, nada disso existiria, foi muito trabalho para fundar e deixar a Cooperativa aqui, porque queriam leva-la para Cascavel, e isso transformou a nossa região acabando com a picaretagem dos cerealistas que pagavam o que queriam na nossa produção. Atualmente, temos sorte de ter uma ótima administração que promove a cada dia o crescimento e desenvolvimento da nossa Copacol", afirma emocionado, o centenário Orestes.
Outro motivo de emoção e satisfação é a grande família formada por 15 filhos, 49 netos, 36 bisnetos e 9 tataranetos, que se reuniram no último dia 24 de janeiro, para comemorar os 100 anos do senhor Orestes.