A detenção do prefeito de Boa Vista da Aparecida, Leonir dos Santos, nessa segunda-feira (15) no interior do estado do Rio Grande do Sul utilizando um carro oficial do Município, um Jetta, transportando seis galos de rinha, pode ter implicações graves, políticas e penais, contra o gestor que também é o presidente do Cisop (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná) e que se declarou, há poucas semanas, em campanha para assumir o Consamu, o Consórcio Intermunicipal de Samu no Oeste.
Leonir foi detido pela Polícia Rodoviária Federal depois de o veículo que ele conduzia ser flagrado em uma ultrapassagem em local proibido.
Na fiscalização, os policiais localizaram os galos sendo transportados em suposta condição de maus-tratos no porta-malas, além de o veículo estar com pendências no pagamento de impostos.
O advogado Luciano Katarinhuk reforça que entre as possíveis implicações legais estão questões como a utilização dos animais para a rinha de galo, podendo caracterizar uma contravenção penal e o possível enquadramento à lei de maus-tratos, pela forma como os animais eram transportados.
Há ainda as implicações na esfera político-administrativa, tanto na Câmara de Vereadores quanto pelo Ministério Público. Nesse caso há a improbidade administrativa pela utilização do bem público – o carro oficial – para fins particulares.
O prefeito que pagou fiança e está em liberdade, mas até o momento não se manifestou. Portal 24.
Acesse o link abaixo para curtir e seguir as páginas do Facebook e do Instagram do O Novo Oeste para receber as notícias de forma exclusiva: