O Programa Trator, Implementos e Equipamentos Solidários executado pela Emater (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural), com apoio da administração municipal, da secretaria de agricultura e meio ambiente de Cafelândia, do governo do estado e do Conselho Municipal de Desenvolvimento, realizou a entrega do último trator do ano, o contemplado foi o agricultor familiar Pedro Domingos Grigio que recebeu as chaves do novo maquinário das mãos do prefeito Valdir Andrade da Silva "Bugrão".
Em 2015 foram entregues nove tratores e duas colheitadeiras solidárias no município, o financiamento é realizado com recurso federal, o valor total dos investimentos do ano estão em torno de R$ 1,3 milhão, com juros de 5.5% ao ano e o agricultor tem o prazo de 10 anos para pagar, o Sicredi e Banco do Brasil são os parceiros desse projeto no município.
Para o prefeito Bugrão, esse programa é de suma importância para o município. "Sempre que entregamos um maquinário novo para o agricultor familiar sabemos que isso vai ajudar muito no desenvolvimento de sua atividade e do nosso município. Em Cafelândia são cerca de 370 agricultores familiares ajudando a movimentar a economia, exportando os alimentos e alimentando as famílias cafelandenses" ressalta o chefe do executivo municipal.
O extesionista da Emater Altair Luiz Jede, explica sobre esse recurso. "Os agricultores familiares que quiserem participar do programa devem estar enquadrados no Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), depois disso elaborar um projeto para adquirir o recurso do Governo Federal que vem por meio de parcerias com bancos da região, esse é um negócio viável para o produtor", disse o extensionista.
A Emater fica anexo à Prefeitura e vai estar em férias coletivas durante o mês de janeiro, retornando às atividades no mês de fevereiro, a partir do mês de março de 2016 o programa trator solidário volta a funcionar.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cafelândia.