O Fórum dos Presidentes organizado pelo Sistema Ocepar e sediado pela Copacol na cidade de Cafelândia, contou com a participação de 60 presidentes e lideranças do cooperativismo paranaense, que tiveram a oportunidade de assistir uma palestra sobre o cenário econômico do Brasil e o modelo de gestão da Copacol.
No primeiro dia ontem 28, a palestra foi ministrada pelo consultor Juan Pedro Jensen Perdomo, que repassou informações importantes com o tema "Cenários macroeconômicos na atual conjuntura econômica e política brasileira".
"Não faltam problemas para o Brasil e observamos a curto prazo que o governo precisa recuperar a confiança dos empresários para continuar os investimentos e das famílias brasileiras, para aumentar o consumo. Outro fator é o corte de custos, hoje 90% dos gastos públicos são fixos e não podem ser alterados e governos sem credibilidade, não consegue o apoio do congresso para alterar estes orçamentos. Para o ano que vem, vamos continuar com dificuldades e com o aumento da dívida pública devido esta falta de credibilidade do governo", finaliza o consultor.
O anfitrião do evento e presidente da Copacol Valter Pitol, recepcionou os convidados e destacou a importância do encontro para o fortalecimentos das cooperativas do Estado.
"Tivemos a oportunidade de receber informações sobre o cenário econômico do Brasil e quais as tendências para os próximos anos, principalmente em relação aos juros para os financiamentos das nossas atividades e também dos produtores associados", afirma Pitol.
"Tivemos a oportunidade de apresentar hoje dia 29, um pouco da história da Cooperativa desde a sua fundação e os fatos que marcaram a Copacol nestes 52 anos de história, com destaque para o pioneirismo na avicultura e piscicultura e o nosso modelo de gestão", conclui Pitol.
Para o presidente do Sistema Ocepar João Paulo Koslovski, a escolha da Copacol como anfitriã do evento foi devido a sua eficiência administrativa e a própria solicitação dos presidentes no primeiro Fórum realizado este ano na Cooperativa Agrária.
"Hoje a Copacol é a Cooperativa mais rentável do Paraná, uma oportunidade única para os nossos presidentes e dirigentes conhecer um pouco deste eficiente modelo de gestão que é o diferencial deste sucesso da Copacol. Também destacamos os forte investimentos que ela realizou ao longo destes anos na industrialização, agregando valor na produção dos associados e produzindo alimentos de qualidade para o Brasil e o mundo", finaliza Koslovski.
Assessoria