Com o alto índice de infestação da Dengue em Nova Aurora, a Secretaria de Saúde, através do Departamento de Endemias do Município, começa a partir desta sexta-feira dia 22 de janeiro, divulgar boletim atualizado referente à Dengue.
O objetivo é informar e alertar quanto ao número e aumento de casos em Nova Aurora, haja vista que poderemos ter uma nova epidemia da doença. Segundo a equipe da Saúde, isso se faz necessário para que chegue a todos essa informação, e assim cada morador se sensibilize a respeito da importância de cuidar de seus quintais, eliminando os focos da Dengue.
O auto índice de infestação, apontado no primeiro LIRAa - Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypt, realizado entre os dias quatro e oito de janeiro do corrente ano em nosso município, apontam que a cidade pode sofrer nova epidemia de dengue.
O aumento das chuvas, as altas temperaturas e o acúmulo de água parada nos quintais, contribuem para a rápida proliferação do Aedes Aegypt. Além da dengue, o mosquito também transmite doenças como o Zika Vírus e a febre Chikungunya. “Depois do dia 08 de janeiro, com as chuvas dos últimos dias os casos aumentaram muito, e nossa preocupação será após as chuvas onde poderemos sofrer um colapso de Dengue em Nova Aurora.
Os números serão divulgados toda sexta-feira,e torcemos para que chegue até os moradores que ainda não cuidam de seus quintais”, falou a Secretária de Saúde, Geysebel Pedroso Fuzer. Segundo a Secretária, não existe outra maneira de eliminar os focos de Dengue se não for manualmente e com a participação direta do ser humano. Ela garante que “...todo mundo sabe como proceder, é só cada uma fazer sua parte e esse problema será controlado, para o bem da sua saúde e saúde de todos”.