Nos últimos dias a região Copacol passou por grandes mudanças climáticas, chegando a registrar a mínima de 5 e máxima de 37 graus ao decorrer de dez dias. No entanto, para piscicultura esse número é relativamente menor chegando a oscilar em uma inversão de 10 graus.
Com as oscilações podem surgir diversos problemas na atividade da piscicultura entre eles os compostos nitrogenados tais como: amônia e nitrito, gases altamente tóxicos que prejudicam o desempenho do peixe e que podem acabar gerando uma mortalidade elevada.
Segundo o coordenador técnico, Ilson Mahl, com a ajuda da equipe que a Cooperativa tem estes problemas podem ser evitados de diversas formas.
"É essencial utilizarmos os kits para análise da água e quando verificar o aparecimento desses gases o piscicultor deve aumentar rapidamente o volume de renovação de água no tanque, além de realizar a descarga, ou seja, baixar o nível de água, local onde encontram-se o nitrito e a amônia em maior concentração, repondo com essa água ao nível normal utilizando também o sal", explica Ilson.
Assessoria