Portal O Novo Oeste - Cafelândia já vacinou 60 profissionais de saúde contra Covid-19 
Portal O Novo Oeste
Alep
prefeitura Cafelândia 3
prefeitura Jesuítas
Cobb
Cresol
Cafelândia
Itaipu 2
Copacol Supermercados

Cafelândia já vacinou 60 profissionais de saúde contra Covid-19 


22/01/2021

Cafelândia já vacinou 60 profissionais de saúde contra Covid-19 

Na última quarta-feira (20) foi iniciada em Cafelândia a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid – 19 para os profissionais da saúde que atuam na linha de frente no enfrentamento a pandemia. Ao todo foram disponibilizadas 108 doses que serão usadas primeiramente a esses profissionais.

Até essa sexta-feira (22) pela manhã, 60 profissionais já haviam sido imunizados. “Estamos seguindo todos os protocolos encaminhados pelo Ministério da Saúde e pela Regional de Saúde, como o agendamento do horário de vacinação e os critérios dos grupos”, destacou a enfermeira do setor de Epidemilogia da secretaria de Saúde, Nelsi Nunes. De acordo com o Plano Nacional de Imunização – PNI - os primeiros a receber a vacina são os funcionários da secretaria de Saúde que trabalham na linha de frente da pandemia.

“A vacinação está acontecendo de forma gradativa, sendo que os profissionais da saúde que atuam diretamente com a população acometida ou com suspeita do coronavírus estão sendo imunizados primeiramente.

Tínhamos uma estimativa de 68 profissionais, como a Regional nos encaminhou algumas doses a mais, ofertamos aos odontólogos (dentitas) já que o risco de exposição ao vírus pelo contato é alto, aos profissionais de fisioterapia que atendem pelo município e aos motoristas que transportam pacientes. Claro, que gostaríamos de vacinar todos os profissionais de saúde, mas nesse momento com o número de doses que recebemos isso não é possível, mas de forma gradativa conseguiremos atender a todos”, destacou Nelsi. Ainda segundo Nelsi é importante que esses profissionais que estão recebendo a primeira dose lembrem-se da segunda após 25 dias.

“A imunização para ser completa é necessária as duas doses respeitando esse intervalo de tempo. Fizemos o nosso Plano Municipal de Imunização, de acordo com o Plano da Influenza; com exceção apenas das gestantes, lactantes e menores de 18 anos, que segundo o Ministério da Saúde, não receberam nessa primeira etapa”, afirmou Nelsi.

Plano Fizemos o nosso Plano Municipal de Imunização, de acordo com o Plano da Influenza; (Elaboramos o Plano Municipal de Vacinação baseando-se no Plano do estado e a estimativa do público alvo a ser vacinado foi baseada no números na meta de vacina da Influenza em 2020), com exceção apenas das gestantes, lactantes e menores de 18 anos, que segundo o Ministério da Saúde, não receberam nessa (que não podem receber a vacina ainda por falta de estudos de eficácia/eventos adversos) terá o seguinte cronograma: profissionais da saúde; pessoas de 80 anos ou mais; pessoas de 75 a 79 anos; pessoas de 70 a 74 anos; pessoas de 65 a 69 anos; pessoas de 60 a 64 anos; pessoas em situação de rua; força de segurança e salvamento; pessoas com comorbidades; trabalhadores da Educação e da Assistência; pessoas com deficiência permanente severa; caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo.

“Lembrando que de acordo com o Estado, esses grupos prioritários serão vacinados até o fim de maio, conforme a disponibilização das vacinas por parte do Governo Federal. Tudo são previsões conforme o número de vacinas repassadas”, encerrou Nelsi.

Unimed Cascavel lugar da unica
Avesui
BioNova
Puppo
Bortolato
Domínio Construção e Reformas
Center
Consultec
Wolrdtec
Coopercaf
Juliano
Univel
Cobb 2
Frimesa
Cresol
mercado Oliveira
Unica antiga unimed
Papa léguas
Odontosan