Segundo o Simepar, hoje pode chover cerca de 10 milímetros, mas há o chamado alerta laranja, ou seja, pode vir chuva torrencial com risco de tempestades em toda a região oeste do Paraná.
A velocidade do vento hoje pode chegar aos 52 quilômetros por hora, com possibilidade de muitas descargas elétricas, chuva de granizo e alagamentos em pontos isolados.
Desde o início do mês até ontem já havia chovido mais de 300 milímetros em Cascavel, um alívio para reposição de rios e mananciais que sofriam após quase dois anos de estiagem severa por todo o Paraná, que passava por uma das piores crises hídricas de sua história.
O que é o alerta laranja
O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou mais um aviso de alerta laranja para Cascavel e a região oeste do Paraná. Esse alerta vale para todo o dia de hoje e chama a atenção para chuva em grandes volumes e ventos intensos de até 100 km/h em algumas regiões, acompanhados por queda de granizo. Há ainda o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
O alerta laranja significa perigo, situação meteorológica perigosa.
Ações recomendadas: em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Fonte: Portal24