Portal O Novo Oeste - Nesta sexta 28, dia do Avicultor 'Pitol' destaca a importância da atividade
Portal O Novo Oeste
Jonh Deere
prefeitura Cafelândia 3
Cafelândia
prefeitura Jesuítas
Cobb
Cresol
Copacol Supermercados

Nesta sexta 28, dia do Avicultor 'Pitol' destaca a importância da atividade


28/08/2015

Hoje é comemorado, nacionalmente, o Dia do Avicultor/Avicultura. Um profissional admirável pelo seu profissionalismo, sua perseverança e dedicação ao trabalho. Atuar na avicultura não é nada fácil. Uma atividade que é exigente (em técnicas e qualidade) e cheia de altos e baixos.
Em Cafelândia onde se localiza a sede a Copacol - Cooperativa Agroindustrial Consolata, e toda sua área de atuação é uma das principais atividades da região. Sobre o assunto, ninguém melhor para falar que o presidente da cooperativa, Valter Pitol, confira o áudio.
https://soundcloud.com/edison-triches/pitol-dia-do-avicultor-1
 
O Brasil é hoje o terceiro maior produtor avícola do mundo e o primeiro em exportação de carne de frango. Patamar que conquistou graças à garra de seus avicultores.
Segundo alguns historiadores, no Brasil, os primeiros dados estatísticos sobre a produção comercial de aves e de ovos surgiram em Minas Gerais, por volta de 1860. A avicultura, então, começou a se expandir para outros Estados. No início da década de 1930, houve o "boom" da atividade. O mercado brasileiro naquela época já se mostrava gigantesco para a produção avícola. Foi aí que a avicultura nacional iniciou o seu processo de modernização e de produção em escala. No entanto, as aves eram abatidas com 16 semanas de idade. Uma atividade ainda bem onerosa para o produtor.
Na década de 1950, iniciaram-se os avanços da genética de aves. Foi também nesta década que os sistemas de biosseguridade passaram a fazer parte na rotina das granjas. Com esta evolução, o frango começou a ser abatido com 8 semanas de idade.
Na década seguinte, em 1960, o Brasil conheceria um novo sistema de produção de aves: o sistema integrado. Vindo dos Estados Unidos, este modelo de produção ajudou a impulsionar o crescimento e a padronização da avicultura brasileira. Sistema que até hoje é aplicado nas grandes regiões produtoras de carne de frango.
Com toda a evolução que o setor passou, hoje a indústria avícola brasileira registra índices de produtividade de excelência. As aves são abatidas entre 40 e 45 dias de idade, com peso médio de dois quilos. O Brasil também mantém uma conquista muito importante: desde 2004 o País figura como o maior exportador de carne de frango do mundo. Por tudo isso: persistência, evolução, tecnologias, modernização, aprendizado, capacidade e dedicação é que damos os parabéns a todos os avicultores brasileiros.

Iguaçu seguros
Unimed Cascavel lugar da unica
BioNova
Puppo
Bortolato
Domínio Construção e Reformas
Center
Consultec
Coopercaf
Juliano
Univel
Cobb 2
Frimesa
Unimed
Trevisol
mercado Oliveira
Unica antiga unimed
Papa léguas
Odontosan
Copacol Supermercados