A nova UPL (Unidade Produtora de Leitões) está em fase final de construção no distrito de Central Santa Cruz, município de Cafelândia. Diante disso, a preparação dos animais que serão alojados no lugar já começou.
Na sexta-feira, dia 14, as primeiras 1.450 matrizes chegaram na propriedade de um dos suinocultores integrados da Copacol, onde vão ficar por 40 dias para depois seguir à unidade.
"A principal necessidade das matrizes ficarem na "quarentena" é para analisarmos a questão sanitária e também iniciarmos os estímulos para fazermos a inseminação das mesmas", explica o médico veterinário da Cooperativa, Regis Schaffer.
Depois de terminado esse período, elas serão levadas à UPL, e outras irão chegar, para iniciar novamente o mesmo processo até que a unidade esteja com a quantidade total de 4.200 matrizes alojadas.
"A partir de 2016 vamos entregar 25 mil suínos por mês à Frimesa e para alcançar esta meta, estamos investindo R$ 40 milhões na nova UPL, que também está proporcionando a inclusão de mais produtores na atividade", destaca o presidente Valter Pitol.
A partir de fevereiro do ano que vem, os leitões gerados pelas matrizes começam a ser alojados nas pocilgas dos cooperados integrados.