Portal O Novo Oeste
Copacol Supermercados

Psicólogo do Sintrascoop fala da saúde mental em tempos de pandemia


29/06/2020

Psicólogo do Sintrascoop fala da saúde mental em tempos de pandemia

No rastro do coronavírus e seus desdobramentos, transtornos psicológicos como ansiedade e depressão podem formar uma nova onda de estragos à saúde.

A COVID-19 está sendo estressante para a maioria da população e os sentimentos de medo e ansiedade são ainda piores para aqueles que precisam estar em isolamento.

Analisando isso, o psicólogo comportamental do Sintrascoop, (Sindicato das Cooperativas de Cascavel e Região), Mizael Silva, respondeu algumas perguntas do Portal O Novo Oeste.

O Novo Oeste: O que as pessoas devem fazer para que a mudança de rotina não afete o seu psicológico?

Mizael: Tente manter o que puder de sua rotina diária que o isolamento permite. Acorde. Vista-se. Determine metas para seu dia. Faça o café da manhã. E sempre bom tentar encontrar alternativas se certas rotinas não podem ser mantidas por não conseguir sair de casa. Se você está trabalhando em casa, procure manter suas atividades.

A maioria de nos temos coisas que queríamos fazer a muito tempo. Assista séries, leia livros que você prometeu a si mesmo que iria ler. E o seu quarto, como está? De uma renovada ou reorganize-o. Faça coisas que você sempre quis fazer e nunca teve tempo

O Novo Oeste: Como evitar conflitos familiares por conta do isolamento?

Mizael: Seja gentil com as pessoas que estão a sua volta. É um desafio para muitos de nós ficar com outras pessoas em um ambiente fechado por muito tempo, como uma casa ou apartamento, mesmo que sejam parentes que gostamos e amamos. Todos sabemos que o confinamento é muito estressante, portanto, aqui estão algumas sugestões úteis:

Preste atenção no que os outros estão falando. Você tem tempo agora, escute. Descubra o que a outra pessoa está sentindo e pensando.

Seja empático. Se coloque no lugar dos seus companheiros de isolamento que estão no mesmo ambiente. Cada um reage de forma diferente aos problemas que se apresentam.

Contenha seus sentimentos e emoções, e uma possível incerteza. Existem alguns passos que você pode seguir. Segue alguns exemplos:

Se você estiver estressado, pare um pouco o que estiver fazendo e foque na sua respiração. Por 5 minutos inspire e expire lentamente e prestando atenção na respiração. Sinta como o ar entra pelo nariz até seus pulmões. Simplesmente concentre-se na sua respiração. Isso é muito simples e realmente ajuda a acalmar e a diminuir o estresse. Faça isso sempre e vai perceber que funciona.

Foque seus pensamentos em eventos positivos do seu dia. Reserve 5 minutos de preferência a noite antes de dormir. Pense e concentre-se em coisas boas e positivas e se possível anote-as. Talvez você tenha visto um bom filme com a família, ou encontrado um amigo que lhe traz boas vibrações, mas evite os pensamentos que não lhe causam bons sentimentos.

Coloque as coisas em ponto de vista. Você tem um lugar para ficar. Você tem amigos e família. Você tem comida. Esse isolamento durará por algum tempo e logo você poderá retornar à sua vida normal. Este é um momento passageiro em sua vida. observe as coisas boas da sua vida e reflita como você pode usar esse intervalo da sua rotina diária para crescer.

Se estiver com dificuldades, procure ajuda profissional.


Curta as páginas do O Novo Oeste no Facebook e no Instagram e receba as notícias de forma exclusiva:

Instagram

https://www.instagram.com/onovooeste/?hl=pt-br

Facebook

https://www.facebook.com/onovooeste/?eid=ARC47Mdx7sXUeUu6-1CZ5veHUd1JGYA1KNsA-AVVrOOxLieoOwKozhk2RIoFNK33rr8-87lgrcmCfUNw


eliane
Rosa Choque
genesis
Trevisol
Itaipu
Lavar Papaguelas
CSPA

Notícias Relacionadas