Portal O Novo Oeste - Presidente da Copacol entrega propostas de melhorias na distribuição de energia para o presidente da Copel
Portal O Novo Oeste
Copacol Supermercados

Presidente da Copacol entrega propostas de melhorias na distribuição de energia para o presidente da Copel


08/02/2019

Presidente da Copacol entrega propostas de melhorias na distribuição de energia para o presidente da Copel

A reunião foi realizada no estande da Itaipu durante o Show Rural

O presidente da Cooperativa Valter Pitol, junto com várias lideranças cooperativistas da região, entregou ontem dia 7, um ofício com várias propostas para contribuir com a melhoria da distribuição de energia elétrica e os diversos entraves enfrentados pelo setor produtivo, para o presidente da Copel Daniel Pimentel Slaviero.

Segundo o presidente Pitol, nos últimos anos os produtores rurais, principalmente os avicultores, têm sofrido com constantes quedas de energia e diante disso tem contabilizado grandes prejuízos com mortalidades de frango, mas não é só na avicultura, as demais atividades também dependem da energia elétrica.

“Apresentamos todas as nossas dificuldades e acreditamos que essa a nova diretoria da Copel estará mais próxima dos consumidores, para atender as nossas necessidades. Combinamos que será feito um levantamento completo do problema em toda a região da Copacol, para saber as nossas reais necessidades”, destaca.

Segundo Pitol, após do levantamento por parte da Copacol, e já conhecendo todas necessidades da Cooperativa e dos produtores da região, será agendado uma reunião com a diretoria da Copel para estabelecer um cronograma para a Copel realizar as ações com intuito de amenizar as constantes quedas de energia na região.

Propostas

As cooperativas apresentaram cinco principais propostas à Copel:

1. Instalar novas linhas de transmissão, troca de cabos e transformadores.

2. Revisar o modelo de manutenção do sistema pela Copel.

3. Criar programa de parcerias para geração de energias renováveis, explorando potenciais de geração em Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), parques eólicos, centrais de geração fotovoltaica, biomassa e biodigestores.

4. Incentivar a geração distribuída para aumentar a oferta de energia junto à carga, melhorando a qualidade da energia oferecida.

5. Que a Copel se posicione favoravelmente a sansão pelo governador do Projeto de Lei nº 547/2018 que torna permanente o desconto de 60% na tarifa noturna.

Decreto Federal

Outro assunto que preocupa os dirigentes cooperativistas é com relação ao Decreto 9.642, assinado pelo presidente Michel Temer no dia 28 de dezembro de 2018, que retira gradualmente os subsídios na energia elétrica para os agricultores.

Segundo o presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues o decreto prevê prazo de cinco anos para que os benefícios do setor elétrico deixarão de existir. Sem este desconto será a falência dos produtores e cooperativas.

O secretário da agricultura, Norberto Ortigara que também participou da reunião com a diretoria da Copel afirmou que o setor precisa se mobilizar para reverter os reflexos nefastos deste decreto presidencial.

"Num curto prazo de tempo os custos para produção irão aumentar em 20% trazendo reflexos também nos preços dos alimentos", lembrou.

A medida adotada, além de impactar diretamente produtores de aves e suínos, prevê ainda a eliminação de descontos tarifários acumulados concedidos a irrigação e aquicultura, que permitia que um mesmo consumidor tivesse acesso aos dois subsídios ao mesmo tempo.

Desta forma, a atividade de irrigação no horário entre 21h30 e 06h00 da manhã passa a ter desconto sobre a tarifa B1 que é a mesma tarifa usada para calcular o desconto para os consumidores rurais.

Antes do decreto de Temer, os produtores tinham um desconto aproximado de R$ 150,00 a cada 1000 kWh consumidos. Se levarmos em consideração que uma pequena propriedade tenha este consumo mensal (1000 kWh), em 12 meses a conta de energia aumentará cerca de R$ 1,8 mil, despesa extra que sairá do bolso dos produtores.

Curta a página do O Novo Oeste no Facebook, e receba informações do que acontece na região Oeste do Paraná

https://www.facebook.com/onovooeste/


Wolrdtec
BioNova
Nova Aurora
Coopercaf
lojas mais
Master Farma
Bortolato