Portal O Novo Oeste - Valter Pitol é homenageado pelos 45 anos dedicados ao desenvolvimento da Copacol
Portal O Novo Oeste
Itaipu

Valter Pitol é homenageado pelos 45 anos dedicados ao desenvolvimento da Copacol


18/11/2018

Valter Pitol é homenageado pelos 45 anos dedicados ao desenvolvimento da Copacol

Já são 20 anos na presidência direcionando a Cooperativa na vanguarda do cooperativismo e neste período de administração do Pitol, a Copacol saltou de R$ 280 milhões de faturamento para R$ 3,5 Bilhões

Em 2018, o presidente Valter Pitol completou 45 anos de atuação e foi homenageado por ser o colaborador com mais tempo de Cooperativa, no tradicional evento Homenagem da Casa.

A sua trajetória teve início em 1973 ainda como extensionista da Acarpa, quando recebeu o convite para trabalhar como engenheiro agrônomo no atendimento aos associados.

Com um trabalho diferenciado e dedicado em pouco tempo foi convidado a assumir a gerência do Departamento Técnico para estruturar com o objetivo de atender com profissionalismo os cooperados.

Devido a sua capacidade técnica e o trabalho inovador promovido na área agrícola, mais um convite surgiu e Valter foi convidado no ano de 1980 a assumir o cargo de vice-presidente, no mandato do presidente Romano Czerniej.

Mesmo com a troca de presidente no ano de 1983, onde Ildo Pascoali assumiu a presidência, Pitol foi mantido como vice-presidente até o ano de 1998.

O apoio nas tomadas de decisões foi fundamental para que a Cooperativa continuasse a evoluir e Valter não apenas contribuiu como também acompanhou de perto toda a implantação do sistema de integração avícola e os primeiros abates de frangos.

Projeto este que acompanhava a evolução da Cooperativa, que por sua vez, mais tarde também investiria na suinocultura e bovinocultura de leite para complementar a renda do produtor.

No dia 3 de março de 1998, Valter Pitol foi eleito presidente da Copacol pelos associados durante a assembleia geral ordinária, época em que a Cooperativa faturava por ano 280 milhões de reais.

Desenvolvimento

Quando assumiu a presidência Valter Pitol mostrou um novo jeito de administrar, com foco na modernização, capacitação técnica dos colaboradores, inovação e visão de futuro.

Está inovação começou com a interligação dos sistemas de dados da Cooperativa com o moderno Sistema SAP R3.

O projeto de informatização pioneiro, que para muitos ainda era desacreditado, permitiu à Copacol ter uma única fonte de informação de todas as suas atividades, melhorando a tomada de decisões e o planejamento de crescimento de forma continua e segura.

Outra conquista importante na gestão foi a certificação da ISO 9001, presente em toda a produção da carne de frango que além de atender o mercado brasileiro, também era exportado para diversos países.

A conquista de certificações internacionais, a modernização das unidades de armazenagem e dos supermercados, a estruturação da cadeia logística e a ampliação do Abatedouro de Aves para o abate de 340 mil aves ao dia, contribuíram para o crescimento da Cooperativa.

Piscicultura

Sempre inovando e de forma visionaria, no dia 27 de julho de 2008, a Copacol inaugurou o sistema de piscicultura, onde atualmente são abatidas 140 mil tilápias por dia.

Unidade Industrial de soja

A inauguração da unidade industrial de soja que industrializa atualmente 1.900 toneladas de soja por dia, também foi mais um importante investimento da sua gestão que concretizou a visão de futuro de Valter, que com os pés no chão e a cabeça nas nuvens, frase que ele mesmo costuma dizer, vem contribuindo para tornar a Copacol muito mais do que uma Cooperativa, mas uma empresa competitiva no Brasil e no mundo.

Intercooperação

Também é destaque na gestão do presidente Pitol, a criação da Unitá Cooperativa Central, que hoje abate 180 mil aves por dia na cidade de Ubiratã e com investimentos de 330 milhões de reais, até 2020 serão abatidas 380 mil aves por dia.

Segundo o presidente Valter Pitol, a experiência durante os mandatos como vice-presidente, das gestões do Romano e do Ildo, foram fundamentais para se capacitar e assumir a presidência em 1998.

“Todo este sucesso que alcançamos também só foi possível devido a participação dos nossos cooperados, colaboradores e conselhos de administração, porque juntos construímos está Cooperativa de referência para o cooperativismo brasileiro”, ressalta Pitol.

Curta a página do O Novo Oeste no Facebook, e receba informações do que acontece na região Oeste do Paraná

https://www.facebook.com/onovooeste/


Unica Faculdade
Cebolinha
Itaipu
albaugh
Master Farma
W van
Nova Aurora