Portal O Novo Oeste - Cafelândia aparece em 193º no IOEB
Portal O Novo Oeste
Copacol Supermercados

Cafelândia aparece em 193º no IOEB


04/03/2016

O IOEB (Índice de Oportunidades da Educação Brasileira) divulgado pela Revista Exame, no qual Cafelândia é referência na educação e está entre as 500 cidades que melhor promove a educação no Brasil. A posição do município é 193° com média de 5,3 que está acima da média estadual (4,9) e nacional (4,5).  Esse índice só foi possível por conta do empenho dos profissionais do município e dos gestores da educação no município.
Em Cafelândia, o investimento mensal na educação é de R$ 1 milhão
O Município de Cafelândia aparece em 193º lugar no Brasil na qualidade da educação segundo matéria intitulada ?As 500 melhores cidades brasileiras em Educação?, publicada pela Revista Exame. A publicação teve como base dados do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), elaborado pelo CLP (Centro de Liderança Pública), que considera a qualidade da formação dos professores nas escolas, a média de hora aula por dia, a experiência dos diretores no cargo e o atendimento na rede de educação infantil.
 "Com menos de 20 mil habitantes, Cafelândia de destaca do índice de qualidade na Educação".
Segundo o prefeito Valdir Andrade da Silva "Bugrão". "Os investimentos na qualificação dos docentes, no planejamento pedagógico e a ampliação da gestão escolar explicam o resultado acima da média, um dos focos da atual gestão" explica.
Segundo a secretária de educação do município, Viviane Grigio Vissovatti. "As ações pedagógicas e administrativas dos gestores públicos municipais fazem com que Cafelândia seja destacada entre as 500 cidades com melhor ensino do Brasil, são vários pontos que influenciam para o alcance dessa boa nota, um dos mais importantes é a valorização dos profissionais da educação com relação à adequação do piso salarial nacional aos professores da rede municipal: 2013 (27%) 2014 (8,32 %) 2015 (13,01%) 2016 (11,36%) = 59,69%" ressalta.
O investimento mensal de R$1 milhão reflete na qualidade do ensino, em merenda de qualidade, transporte escolar com segurança, formação constante de professores e servidores da educação, aquisições na infraestrutura interna  e externas das escolas e CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil). Atendimento a educação infantil de 4 e 5 anos prioritariamente conforme, determina a META 1 do PNE (Plano Nacional de Educação).
Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Cafelândia.
AS ESCOLAS E CEMEIS ESTÃO SEMPRE DE PORTAS ABERTAS PARA BEM ATENDER A POPULAÇÃO O CMEI ANNA PARCHETA FRANUS 026 (1)
Foto: Silmara Santos/ Assessoria.

Juliano
Bortolato
genesis
Coopercaf
Lavar Papaguelas
Unica Faculdade
CSPA