A Importância do Paisagismo na Vida Rural é um dos temas abordados no Copacol Agro 2022. Além de proporcionar um visual organizado na propriedade, esse zelo reflete na qualidade de vida das famílias que vivem no campo.
A paisagista e engenheira agrônoma Vania Rejane Baratto apresentou dicas que vão muito além de estética e harmonização das plantas: trata-se de um planejamento indispensável à manutenção e equilíbrio do ecossistema.
Antes de desenvolver o paisagismo rural na propriedade é preciso analisar o ambiente como um todo e entender as necessidades e condições do local.
“Levantar os prontos críticos da propriedade é o primeiro passo. Devemos identificar os problemas de conservação, como lenha, telhas, cercas, restos de materiais, até chegar ao planejamento de saneamento básico. Só então o ambiente estará, de fato, pronto para iniciar a jardinagem. Tudo isso compõe o paisagismo”, explica Vania.
Manter a conservação da natureza é um dos principais pontos destacados, pois é isso que determinará as características do projeto paisagista. “É preciso identificar o que realmente é lixo no ambiente em que se vive. Materiais que não podem ser reutilizados na composição precisam ser retirados. Folhas não são lixos: elas fazem parte da recomposição do solo, trazem vida às plantas”, complementa Baratto.
Durante a palestra, os produtores puderam receber, ainda, orientações que favorecem o paisagismo com baixo custo. “Nós precisamos explorar tudo o que a natureza nos fornece e saber aproveitar o material disponível na propriedade para formar, a partir disso, o nosso jardim dentro das nossas condições”, comenta.
Entre nos links abaixo e escolha por qual canal você quer receber de forma exclusiva as notícias do Portal O Novo Oeste:
https://www.facebook.com/onovooeste/?eid=ARC47Mdx7...
https://www.instagram.com/onovooeste/?hl=pt-br
WhastsApp