A secretaria de Saúde de Cafelândia, através da Estratégia de Saúde da Família, destaca neste mês de Julho, a importância de ações de combate as hepatites virais.
As hepatites virais são doenças silenciosas que provocam inflamação do fígado e nem sempre apresentam sintomas. No Brasil, são causadas mais comumente pelos vírus A, B, C ou D. Existe ainda o vírus E, com predominância na África e na Ásia. Representam um problema de saúde pública de grande importância, pois é significativo o número de pessoas atingidas e não identificadas.
O Julho Amarelo é celebrado para efetivar ações relacionadas à luta contra as hepatites virais. A Organização Mundial de Saúde (OMS), durante a Assembleia Mundial da Saúde, realizada em maio de 2010, instituiu a data de 28 de julho como o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. “Quando não diagnosticadas, as hepatites virais podem acarretar complicações das formas agudas e crônicas, muitas vezes levando à cirrose ou ao câncer de fígado, por isso orientamos a comunidade cafelandense, que faça o exame nas Unidades Básicas de Saúde, para que quanto antes seja diagnosticado tal situação, antes inicie o tratamento”, afirmou a diretora da Atenção Primária, Evilyn Sandri.
Os exames poderão ser realizados em todas as Unidades Básicas de Saúde de Cafelândia, a que o paciente pertence, mediante agendamento via telefone: ESF Central Santa Cruz 3250-1190; ESF Benjamim Antonio Motter 3241-3602; ESF Centro Norte 3241-3902; ESF Alvorada 3241- 3637; ESF Pioneiros 3241-2859 e UBS Centro 3241-1708.
Acesse o link abaixo para curtir e seguir as páginas do Facebook e do Instagram do O Novo Oeste para receber as notícias de forma exclusiva: