Portal O Novo Oeste
Copacol Supermercados

Falta de leitos em UTI lota enfermarias e pronto-socorro, causando caos na rede pública e privada de saúde na região


23/02/2021

Falta de leitos em UTI lota enfermarias e pronto-socorro, causando caos na rede pública e privada de saúde na região

A procura por um leito de UTI em Cascavel já se traduz em desespero de familiares que estão fazendo uma verdadeira peregrinação, de hospital em hospital, em busca de uma terapia intensiva para familiares com covid-19.

Com os leitos lotados, tanto na rede pública quanto na particular, doentes estão se acumulando entre enfermarias e pronto-socorro dos hospitais até que uma vaga apareça, mas nem sempre ela vem.

No Hospital do Coração em Cascavel gestores relatam estar recebendo diversos pedidos por leitos pela rede particular e a informação tem sido sempre a mesma: “não há leitos, não há mais o que se possa fazer”.

O que potencializa o desespero de quem precisa de um leito é o fato de a rotatividade ser extremamente baixa. Para se ter ideia, cerca de 70% dos pacientes que entram em uma UTI covid ficam nela por mais de um mês. Apenas 30% acabam tendo rotatividade, ou por altas hospitalares ou por falecimentos.

Nesta manhã, segundo boletim da Central de Leitos, 99,63% das UTIs covid estavam ocupadas na macrorregião. Eram 7 leitos para 37 pacientes precisando delas naquele horário. À tarde esse panorama já mudou e gestores ouvidos pelo Portal24 reforçam que não há leitos vagos e a fila daqueles que precisam só cresce.

Se um deles abre, é imediatamente preenchido com um paciente que o aguarda. Aílton Santos.

Sintra
Unimed Cascavel lugar da unica
BioNova
genesis
CSPA
Bortolato
Center
Consultec
Sicoob
Coopercaf
Nova Aurora
Sicredi
Juliano
Solsten Solar
Itaipu
Univel
Cobb 2
Frimesa
Divina Skinna
Rosa Choque
Trevisol
mercado Oliveira
Unica antiga unimed
Assis
Papa léguas