Notícias Do Oeste

 Extra!

Pré-conferencias de saúde inicia hoje em Cafelândia

Pré-conferencias de saúde inicia hoje em Cafelândia
maio 11
16:22 2015

Hoje 11, inicia as atividades no salão comunitário do Bairro Benjamim Antônio Motter às 18h30

 

A secretaria de Saúde, inicia nesta segunda-feira, 11, o período de pré-conferências municipais da saúde, que neste ano trará como tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas-Direito Do Povo Brasileiro”, chegando a sua 11ª edição.

A cada quatro anos a sociedade civil organizada, representantes do governo, trabalhadores da saúde e prestadores de serviço se reúnem em torno de um único objetivo; que é avaliar e traçar novos rumos para o Sistema Único de Saúde (SUS) de seus municípios, estados e país. Nestes espaços são eleitos representantes de vários seguimentos para formar os Conselhos Municipais, Estaduais e Nacional de Saúde, bem como para efetivar a participação e controle social dentro das normas e princípios do SUS.

Os Conselhos de Saúde são os órgãos de controle do SUS pela sociedade nos níveis municipal, estadual e federal. Eles foram criados para permitir que a população possa realizar sua participação na gestão da saúde, defendendo os interesses da coletividade para que estes sejam atendidos pelas ações governamentais. São eleitos componentes dos Conselhos os representantes do governo, dos prestadores de serviços, dos profissionais de saúde e usuários do SUS. Assim, as Pré-Conferências e a Conferência de Saúde se caracterizam como o espaço onde o cidadão brasileiro participa ativamente da formulação das políticas de saúde para sua Cidade, Estado e País.

Nesta segunda-feira, 11, inicia as atividades com a realização da pré-conferência no salão comunitário do Bairro Benjamim Antônio Motter. Nesta terça-feira, 12, será no salão comunitário do Bairro Os Pioneiros, na quarta, 13, no salão do bairro Guilhermina e na segunda-feira que vem, dia 18, será no Centro de Convivência do Idoso, ao lado do Cras, quando serão encerradas as pré-conferencias na cidade. Na terça-feira, 19, a equipe da saúde estará em Central Santa Cruz realizando a pré-conferência.

Em todos estes locais a pré-conferencia terá início sempre as 18h30. Para a secretária da Saúde, Eliane Cristina da Silva Pinho, é importante a participação da população. “Quanto mais pessoas da comunidade estiverem presentes, será melhor, pois assim estaremos juntos discutindo as ideias e elencando as melhores propostas que poderão ser implantadas na saúde do nosso município. Acredito que é no campo do diálogo entre o poder público e a população que iremos alcançar os nossos objetivos”, destaca Eliane.

Para o próximo dia 8 de julho, a partir das 13h, será realizada a Conferência Municipal de Saúde em Cafelândia, onde serão agrupadas todas as propostas de melhoria da saúde no município e também será realizada a eleição dos conselheiros municipais. A conferência acontecerá na Associação dos Servidores Municipais de Cafelândia (Asmuca).

 

8519_ext_arquivo logo_conferência_Saude-400x565

Compartilhar

Sobre o Autor

Edison Triches

Edison Triches

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

doze + onze =

Anunciantes

anunciantes 02