Notícias Do Oeste

 Extra!

Proerd forma 125 alunos em Jesuítas

Proerd forma 125 alunos em Jesuítas
julho 05
15:15 2017

Na noite desta terça-feira, 04, o pavilhão de eventos da igreja católica de Jesuítas, foi palco de uma festa incrível com 125 alunos de 5ºAno, das escolas municipais e privadas do município – Escola Municipal Padre Felipe Sierra Ruiz, Escola Municipal Teotônio Vilela, Escola Nazaré e Escola Caminhos do Saber. Esta foi a 12ª formatura do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) com alunos jesuitenses e nestes 12 anos, foram formados 1.281 proerdianos.

Além dos animadíssimos alunos, estavam presentes os pais, amigos e familiares dos formandos. O cerimonial foi comandado pelos policiais da 2ª Companhia do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária e organizado pela secretaria municipal de Educação.

Alguns momentos foram especiais para os presentes. As entradas do instrutor Ednaldo, recebido com muita festa e a entrada do Leão símbolo do PROERD, em uma verdadeira obra teatral, com direito a som de helicóptero, o que levou os alunos ao delírio. Após as autoridades darem o seu recado, enaltecendo o papel do projeto, que visa defender as crianças das drogas, álcool e vício, o soldado Ednaldo realizou algumas dinâmicas com os proerdianos e inclusive com os pais e familiares.

Foi um momento onde todos tiveram que se mexer e a alegria tomou conta do local. Todos os alunos puderam comemorar sua formatura e três, em especial, receberam uma menção por terem suas redações sobre o PROERD destacadas. Foram eles: Kaike José Zvir, Letícia Estelai Holem e Acsel Sonvez Vitor.

O aluno Allan Salvatico Fernando Finesi, representando os formandos, fez o juramento se comprometendo com os princípios do PROERD. Também, para receber os certificados, os organizadores fizeram a entrega de forma representativa, onde um aluno e a diretora de cada escola representaram todos os demais, que receberão seus certificados em sala de aula. Os alunos escolhidos foram os seguintes: João Vycthor Martins e Santos e a diretora Regina Faxo da Teotônio Vilela; Andressa Félix Rodrigues e a diretora Vânia Martines Geski da Padre Felipe Sierra Ruiz; Maria Júlia Delanhesi Martins e a diretora irmã Maria Aparecida Ferreira  da Nazaré; Luara Kauany Ranucci Ciardulo Nogueira da Caminhos do Saber.

Em suas palavras, o prefeito Junior Weiller, além de exaltar a nobreza do projeto PROERD, conclamou aos pais para que se unam neste ideal. “Nós, na qualidade de pais, sabemos o quanto são importantes ações como essa da polícia. Por isso o nosso mais sincero agradecimento aos organizadores e instrutores do PROERD. Porém, também temos o dever de continuar, em casa, com essas instruções, para que nossos filhos não percam de vista e da memória, tudo o que aprenderam. A maior parte dos crimes, infelizmente acontecem, tendo como plano de fundo, as drogas. Se nós fizermos o combate constante, através da conscientização dos nossos filhos e filhas, isso vai diminuir, com a ajuda de Deus”.

O comandante do PROERD no oeste, 1º Tenente Pedro Augusto de Lima, destacou a abertura e apoios recebidos na cidade e região. “Tenho que registrar aqui o agradecimento e também aproveito para parabenizar o prefeito Junior Weiller, por apoiar a abrir suas escolas municipais para receber o PROERD, além do incentivo financeiro, na parte que cabe ao município. Estamos em pouco mais de 80 municípios com o PROERD. Considerando que temos 399 municípios no estado, ainda é um número pequeno. Poucos são os prefeitos que têm a visão de investir neste projeto, a maioria, infelizmente, acredita estar gastando, o que é um erro. Parabenizo também a Copacol, pelo apoio social tão importante. É mesmo uma grande parceira”.

Ao finalizar as atividades da solenidade, todos puderam saborear um jantar servido pela secretaria de educação.

Entre as autoridades presentes, além do anfitrião prefeito Junior Weiller, também estavam o vice-prefeito Edicarlos Grizotto, o promotor de justiça, Dr. André Luiz Querino Coelho, o comandante da Patrulha Escolar Comunitária e PROERD na região oeste, 1º Tenente Pedro Augusto de Lima, o diretor vice-presidente da COPACOL, James Fernando de Moraes, o comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar de Assis Chateaubriand, 1º Tenente Rafael Bugre Geller Dorneles, a presidente da Câmara Municipal de vereadores de Jesuítas, Silvana Souza Santos Ramos, o sub-comandante da Patrulha Escolar Comunitária e PROERD na região oeste, Sub-Tenente João Maria dos Santos, a secretária municipal de educação, cultura, esporte e turismo de Jesuítas, Elaine Pasti Arrigoni, o comandante do destacamento da Polícia Militar de Jesuítas, Sargento Osmir Barbosa da Silva, o gerente da unidade da Copacol em Jesuítas, Alisson José Dmengeon Oliveira, a assessora de cooperativismo e projetos sociais da Copacol, Elizete Lunelli Dal Molin, a engenheira agrônoma e assessora de cooperativismo da Copacol, Gislaine Pontes Fernandes e o instrutor do PROERD, soldado Ednaldo Cometa Nunes. Também compareceram para prestigiar o evento, os vereadores Marrom, Rogério e Ângela.

Foto 04 (proerd) Foto 01 (proerd) Foto 02 (proerd) Foto 03 (proerd)

 

___________________________________________________________________

Participe do Grupo de WahtsApp, ‘apenas’ de Informações e Notícias do O Novo Oeste:

https://chat.whatsapp.com/5RDv6TmkWnn8N8JRXQ2GSH

Acompanhe também as notícias no Facebook:

https://www.facebook.com/O-Novo-Oeste-1604646026437443/

Compartilhar

Sobre o Autor

Edison Triches

Edison Triches

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

dezessete − catorze =

Anunciantes

anunciantes 02