Notícias Do Oeste

 Extra!

Sicredi Nossa Terra fomenta ações de educação financeira

Sicredi Nossa Terra fomenta ações de educação financeira
maio 09
16:40 2018

Ações fazem parte da 5ª Semana Nacional de Educação Financeira, organizada pelo Bacen (Banco Central do Brasil) e Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF)

Quando o cidadão entende os fatores que influenciam suas escolhas financeiras, consegue equilibrar seus desejos imediatos com suas necessidades de longo prazo. Um dos efeitos disso é o aumento do hábito de poupar, importante pilar da educação financeira. Observando o papel das instituições diante da educação financeira, o Sicredi, de 14 a 20 de maio, participa pelo quinto ano consecutivo da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF).

A educação financeira tem como objetivo conscientizar o indivíduo sobre a importância do planejamento financeiro. Para que a comunidade desenvolva uma relação equilibrada com o dinheiro e decisões acertadas sobre finanças e consumo, a regional Sicredi Nossa Terra PR/SP irá realizar oficinas de educação financeira através do projeto inovador “Cooperação na Ponta do Lápis” elaborado através do voluntariado desenvolvido nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.

“Cooperação na Ponta do Lápis”

 Visando disseminar conceitos de educação financeira, o projeto “Cooperação na Ponta do Lápis” promove oficinas com um conjunto didáticas que buscam alinhar o controle financeiro. Para este ano, as ações serão ministradas por gerentes, colaboradores e membros dos Comitês Jovem e Mulher da regional Sicredi Nossa Terra PR/SP.

“A ideia de disseminar conceitos de educação financeira converge com a missão do Sicredi em contribuir com a melhoria da qualidade de vida das comunidades, somos uma nação carente de planejamento financeiro por isso este projeto consegue alcançar crianças, jovens e também adultos”, explica Cássia Salvalaggio, assessora de desenvolvimento do Cooperativismo.

Serão mais de mil voluntários realizando oficinas com diversos públicos. Daniela Balensiefer, colaboradora e voluntária no projeto, observa que com o projeto é possível promover um futuro mais consciente. “Identifiquei no projeto Cooperação na Ponta do Lápis a oportunidade de contribuir com a sociedade e comigo mesma, no intuito de oferecer mecanismos para facilitar a organização financeira de jovens e adultos, proporcionando um futuro consciente e realizando sonhos”, diz.

O objetivo das ações como um todo é ajudar os participantes a planejar gastos, controlar o desperdício e mostrar a importância do planejamento financeiro para realizar sonhos. Assim, todos saem ganhando, já que cidadão financeiramente educado contribui para o bem-estar coletivo, seja porque essa qualificação resulta em um sistema financeiro mais sólido e eficiente, seja porque cada pessoa tem melhores condições para lidar com emergências e momentos difíceis da vida.

Educação Financeira Sicredi

Em conjunto com as ações pontuais da 5ª Semana Nacional de Educação Financeira, o Sicredi também disponibiliza um site com dicas gratuitas para ajudar no planejamento com ainda mais facilidade. Acesse http://www.sicredinasemanaenef.com.br/ .

Sobre o Sicredi

A regional Sicredi Nossa Terra integra o Sistema Sicredi, uma instituição financeira cooperativa, referência internacional pelo modelo de atuação em sistema.

São 116 cooperativas de crédito filiadas, que operam com uma rede de atendimento com mais de 1.536 agências.

A estrutura conta ainda com cinco Centrais Regionais – acionistas da Sicredi Participações S.A., uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo e suas empresas controladas.

Todas essas entidades, juntas, formam o Sicredi e adotam um padrão operacional único.

A atuação em sistema permite ganhos de escala e aumenta o potencial das nossas cooperativas de crédito para exercer a atividade em um mercado no qual estão presentes grandes conglomerados financeiros.

A regional Sicredi Nossa Terra está presente no centro leste paulista e no oeste paranaense.

 

Sic_002

Em 2017, o Sicredi Nossa Terra PR/SP realizou palestras para o público em geral e distribuiu quatro mil exemplares do livro “Finanças é coisa de criança” em escolas públicas

 

Sic_001

Alunos de instituições públicas participaram das ações do Sicredi Nossa Terra na Semana Nacional de Educação Financeira

 

Curta a página do O Novo Oeste no Facebook, e receba informações do que acontece na região Oeste.

https://www.facebook.com/O-Novo-Oeste-1604646026437443/

Compartilhar

Sobre o Autor

João Paulo Triches

João Paulo Triches

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

quatro + 7 =