Notícias Do Oeste

 Extra!

Escolas recebem equipe para conscientizar sobre a destinação correta do lixo

Escolas recebem equipe para conscientizar sobre a destinação correta do lixo
maio 07
12:52 2015

Pelo terceiro ano consecutivo uma equipe da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da prefeitura de Cafelândia vem percorrendo todas as escolas do município, com o objetivo de intensificar, junto aos alunos e professores, as informações sobre a separação e destinação correta dos materiais recicláveis, ou não, que podem se tornar prejudiciais ao meio ambiente.

Durante as visitas nas escolas são realizadas palestras abordando temas como poluição causada pelos resíduos, que podem ser reciclados ou não, como manusear os materiais, cronograma de coleta, a destinação correta, entre outros assuntos. A princípio o trabalho está sendo realizada nas escolas municipais e posteriormente deverá abranger também as estaduais e particulares, visando atingir cerca de 3,8 mil alunos.

“O trabalho que estamos realizando nas escolas surte efeito positivo, pois os alunos levam as informações para seus familiares, amigos e vizinhos e assim atingimos um maior número de residências que, sabendo como proceder, podem ter uma prática correta na separação e destinação dos resíduos”, entusiasma a engenheira ambiental Juliana Elisabete Correia.

No início do ano de 2013 o município de Cafelândia coletava apenas 10 toneladas de materiais recicláveis por mês, porém com o novo modelo de trabalho implantando pela atual administração esse número saltou para 30 toneladas no mesmo ano e hoje já são coletadas mensalmente 60 toneladas. No início havia somente uma associação de catadores e hoje o município conta com duas unidades. Além disso, a prefeitura cede dois caminhões e uma equipe de servidores que faz a coleta dos recicláveis, sendo que a separação e a prensagem são feitas pelos agentes das cooperativas, que hoje beneficiam cerca de 25 pessoas.

A venda dos materiais é dividida entre os agentes o que aumentou significativamente a renda desses trabalhadores. Do mesmo modo, cada um recebe uma cesta básica no valor de R$ 180,00 fornecida pelo município. A prefeitura elaborou cronograma de coleta e também orienta a população para que coloque os recicláveis em bolsas de ráfia ou em outro recipiente separado do lixo orgânico, facilitando a recolha pela equipe.

Para o prefeito Valdir Andrade da Silva “Bugrão”, a destinação correta dos matérias é fundamental para o município e também para o meio ambiente. “Como temos a consciência de que reciclar é importante, realizamos esse trabalho nas escolas para reciclar também as informações, e assim estamos obtendo êxito com o envolvimento de alunos, professores e consequentemente a população”. O líder do executivo municipal continua e acrescenta que “o resultado positivo desse trabalho reflete no meio ambiente e também na saúde da população, uma vez que muitos destes materiais podem se tornar criadouros do mosquito da dengue e, apesar de muitos municípios estarem em situação de epidemia, Cafelândia contabiliza apenas quatro casos da doença. Ações como esta contribuem para toda a população”, finaliza.

Os resíduos recicláveis coletados no município são encaminhados para uma empresa de Cascavel que realiza a reciclagem desses materiais. Já os orgânicos e rejeitos (materiais não aproveitados para reciclagem) são encaminhados a uma unidade de transbordo e posteriormente para um aterro particular, fora do município.

 

Compartilhar

Sobre o Autor

Edison Triches

Edison Triches

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

dois × quatro =

Anunciantes

anunciantes 02